sexta-feira, 22 de julho de 2011

O CRISTÃO E AS VESTIMENTAS


VESTIMENTA O QUE A BIBLIA E A HISTÓRIA DIZ.
Em Genesis quando o homem peca desobedecendo a Deus, a bíblia diz que eles viram que estavam nus e foram coser folhas de figueira para se cobrir.
            Sabemos que com folhas de figueira não da pra fazer uma blusa nem um vestido então o que se entende é que eles simplesmente cobriram só as partes genitais prova disso esta em Genesis 3. 7,8  Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais
           E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
            E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?
 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me
            Podemos ver que eles, mesmo após terem coberto sua parte intima eles se esconderam de Deus porque viram que ainda não estavam aparentemente vestidos para estar na presença de Deus.
            Então depois de Deus dar a as conseqüências a cada um por ter desobedecido, a bíblia diz em Genesis 3:21
E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiuentão aprendemos aqui que o próprio Deus viu que cobrir simplesmente as partes genitais do homem e da mulher não era o suficiente e fez vestes mais compridas para ambos e o homem na sua própria consciência viu que para estar diante de Deus tem que se vestir de maneira adequada.
            Vemos que Deus não estabeleceu nenhuma moda, modismo, de que formato a roupa deve ser, mas deu o objetivo dela que é cobrir o corpo da mulher e do homem, não dando pra despertar desejos sexuais pelo olhar.
            Dentro desse principio podemos afirmar de que a roupa não tem que ser meio de beleza ou atração.
            Ao longo da história bíblica vemos que as vestes foram formando distinção de povos com suas culturas, dependendo da região as roupas podiam demonstrar de qual povo você pertencia, mostrar se você é um líder ou sacerdote de alguma religião da época.
            Deus também estabeleceu como deveria ser as vestes dos sacerdotes do tabernáculo e do templo.
            Mas o que a bíblia fala de vestes no novo testamento?
1 Timóteo 2:9 Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras” NVI
1 Pedro 3:3,4 “Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus” NTLH
            Ao passar do tempo o principio que Deus deu sobre as vestes foi se deturpando pela humanidade, pois Deus deu a roupa para o casal do éden só para cobri-lhes o corpo afim de que não vejam um o corpo do outro não despertando em meio nenhum, desejo ou concupiscência carnal, e o povo principalmente as mulheres começaram a usar as vestes para a vaidade, atrair os olhares, atrair atenção pra si e isso foi se evoluindo a cada dia, até mesmo nos dias dos apóstolos, que ao ver a situação atual exortou as igrejas com os textos acima, que beleza da mulher não é nunca vai ser o exterior e sim o interior que é precioso diante de Deus.
             Eles deram mais uma vez o principio que Deus deu la no éden, as mulheres da época estavam usando as vestes para vaidade com enfeites, tecidos mais caros, e isso era também com o cabelo e com adornos.
            O que elas queriam era chamar a atenção dos homens e das mulheres, dos homens concretiza na maioria na forma de sedução, das mulheres na forma de poderio.
           
Ai eu pergunto qual é a diferença dos usos das vestes nos dias do antigo testamento, dos tempos dos apóstolos e dos nossos dias de hoje?
            Se olharmos bem não tem muita diferença, lógico que são séculos diferentes, mas na bíblia princípios são para ser seguidos independente de tempos. E muitas mulheres ates mesmo cristãs só importam em não aparecer sua calcinha mas colocam shorts minúsculos que cobrem o mínimo possível.
 
Então vamos dar uma olhada como estão os usos das vestimentas nos nossos dias de hoje.
    Essa é uma foto de um conjunto de senhoras, o que podemos dizer das vestes das irmãs dentro do principio que Deus nos deu?
    Olhando desse ângulo tem como despertar o desejo carnal de um homem? Vemos que são roupas de conjunto todas são iguais, então nada de chamar a atenção das
    Mas isso ai é só algumas pessoas de uma congregação qualquer de uma igreja, mas o que vemos no dia a dia é bem diferente.
    Em certos cultos o que presenciamos é um verdadeiro desfile de moda, senhoras, jovens e crianças com as roupas das formas mais variadas possíveis e das marcas mais diversas.
            Pouco se preocupa com principio de Deus, mas o objetivo é a aparência externa, não se preocupando se a roupa vai despertar lascívia, dando meios para que os homens assim veiam a desejar seu corpo, não se preocupando se as roupas estão mostrando as suas curvas, detalhes do seu corpo ou não cobrindo o corpo.
            Na cabeça de muitos está o principio de adão cobrir simplesmente as partes genitais e pronto, mas adão ainda teve temor e se escondeu para não se apresentar diante de Deus com o corpo quase todo exposto, e o que falta em muitos é esse temor.
            As pessoas não se preocupam se agrada ou não a Deus, e tem muitos que dizem se eu me agrado Deus também se agrada.
            Agora vamos dar uma analisada em roupas que podem provocar lascívia.
 Vamos ver agora alguns dos motivos pelo que se orienta não usar certos tipos de roupas.

                              
Agora vamos ver um pouco sobre a mini-saia

Mary Quant provavelmente, não sonhou que a tesourada que um dia deu no vestido da famosa manequim Twiggy tivesse um impacto tão grandioso.

Inventora da mini-saia, Mary Quant criou um símbolo que iria acompanhar a juventude rebelde dos anos 60, ávida por chocar e mudar padrões de conduta.

Ou seja, mais um invenção vestal que foi liderada e passada adiante por mulheres rebeldes que não gostavam dos costumes morais da sociedade da época.

Ai eu pergunto:
            Como vemos na história dessas coisas, será que o mundo esta entrando na igreja ou a igreja esta passando pelo um processo de revolução cultural, indo contra a cultura moral tão preservada antigamente?
            A igreja esta se modernizando ou se mundanizando?
            Será que é correto nossa igreja seguir o mesmo caminho dessas mulheres rebeldes que foram contra a sociedade da época?
Veremos agora a história da pintura das unhas.

Você sabia, por exemplo, que no Egito Antigo, as mulheres tingiam as unhas e que naquela época os esmaltes eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas?
            Pois é…e pior, a secagem era lenta  e a película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade…
A cor, em princípio, era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza.
            Cleópatra, aquela rainha que não era tão bela assim, criou uma lei determinando que ela fosse a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história ou a lenda, uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse a sua ordem, a infratora podia até ser executada.
            Coitada das mulheres,  que adoram uma cor vermelha, berrante. Com certeza, iam direto para execução!
            Outra rainha egípcia, Nefertite, conhecida por sua beleza, também era fã de vermelho e pintava as unhas das mãos e pés com a cor da pedra mais desejada: o Rubi..

            Já na China antiga, as unhas compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha.
Algumas mulheres cristãs usam e acham certo por estar em uma praia uma piscina usar biquínis, mas vamos dar uma analisada um pouco no assunto.
 
Quase todas as mulheres não ficam na frente de homens estranhos de calcinha e sutiã. Se chegarmos na casa de uma irmã, por exemplo, ela não vai receber um homem de calcinha e sutiã.
            Ou se por acaso sem querer um homem entrar em um lugar, um provador de roupas por exemplo, e ela estiver de calcinha e sutiã, a reação de algumas é esconder o corpo, outras até gritar e outras até mesmo ofender o homem.
        Então dentro do bom senso vamos olhar as fotos abaixo e fazer uma comparação.

         As duas fotos a esquerda são mulheres de calcinha e sutiã e as duas fotos da direita é um biquíni.
             Então eu pergunto qual é a diferença?    A diferença esta no que a sociedade ensina hoje, que por você estar em uma praia você pode usar uma calcinha e sutiã que chamam de biquíni
             Mais qual é diferença entre biquíni e calcinha e sutiã? No caso do provador que citei acima, a maioria nem ligaria se estivesse de biquíni. Então veja abaixo e conclua você mesmo. 
 
         Calcinha               biquíni               sutiã                 biquíni              Calcinha             biquíni



VAMOS FAZER UMA REFLEXÃO
1Timóteo 2:9 “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos
Uma melhor tradução do texto seria: em traje decente, com pudor e autocontrole
Traje honesto (traje descente) no original “katastole kosmios dá-se a idéia de traje em que desestimula a excitação sexual do homem põe pra baixo o desejo carnal, traje humilde de não grande valor e de traje bem arrumado no sentido de não estar amarrotado, rasgado, como diriam, todo desarrumado.
Com pudor no original “aidos” dá-se a idéia de sentimento de vergonha ou honra, vergonha na parte de se envergonhar de mostrar seu corpo e honra na parte de não dar no que falar de mostrar respeito, e também da idéia de reverência, humildade.
Como melhor traduzido é autocontrole sophrosune vamos usar esse que no original dá-se a idéia de pessoa que controla os próprios impulsos, que tem a mente estabilizada, para uso das vestimentas na hora de comprar no sentido do preço e na aparência.
Em vestidos preciosos no original “himatismos poluteles” são literalmente roupas caras, que tem que ter um grande desembolso
1 Pedro 3:3 “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes,
Nessa parte do versículo no original “perithesis chrusion” pode se levar por qualquer tipo de enfeite, adorno, etc. como brincos, correntes, enfeites de cabelos, tiaras, diademas, anéis, pulseiras, qualquer coisa de adorno que a idéia é a aparência externa.
Nesta outra parte no original “endusis himation” fala de roupas detalhadas de modo fino, cujo trabalho chama a atenção na roupa, roupas ornamentadas por ouro ou adornos.
            Em palavras atuais os apóstolos estão orientando as mulheres a não ser como as mulheres são hoje.
            Só visam a aparência externa tentando de toda forma parecerem bonitas externamente, se adornando, se pintando, colocando roupas das mais diversas possíveis, extravagantes, decotadas, curtas, caras, fazendo mudanças constantes nos cabelos com penteados, mudando de cor, procurando chamar a atenção de algum modo outras até mesmo seduzir.
            E a beleza da mulher que segue e serve a Jesus deve ser internamente, com coração puro, que com isso reflete para fora com uma vida casta, modesta, santa, humilde de boas obras como diz nos versículos abaixo:
1 Timóteo 2:10 “mas ( como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus ) com boas obras.
 1 Pedro 3:4 “Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus. NTLH


16 comentários:

  1. Amados,

    A paz do Senhor Jesus seja convosco...
    Vocês estão de parabéns pelo excelente trabalho, ao publicar o presente artigo, cujas informações precisam ser difundidas com urgência e insistência, eu diria, no meio evangélico, para contrapor a doutrina do mundanismo (que jaz no maligno)entrar Igreja a dentro e , até mesmo, tomar assento nos púlpitos, seja na forma de "doutores" ou "mestres", seja na forma de "doutoras", etc, com o intuito claro de perverter a moral e os costumes bíblicos, em sua pureza e simplicidade originais.
    Tenho somente a acrescentar o seguinte: POR FAVOR, IRMÃOS(ÃS): acrescentem a este artigo ou publiquem uma continuação do mesmo contendo fotos de vestes adequadas para as nosas irmãs que querem fazer verdadeira profissão de servir ao Senhor Jesus, sejam elas crianças, adolescentes, jovens, adultas ou idosas.
    Que tal um matrerial sobre vestuário masculino também?

    Diácono Francisco Canindé de Andrade

    ResponderExcluir
  2. a paz do Senhor irmão francisco canindé.
    olha eu gostei dos elogios e peço que me ajude divulgando o blog, ele não tem fins lucrativos nenhum, e como disse ainda esta em processo de aprendizagem pois sou novo nessa aréa de blogosfera.
    mas como disse antes dos comentarios qualquer sugestão, critica, conselho e opnião é bem vinda, pois se os crentes dessem suas criticas, e essas fossem cosntrutivas seria bem melhor.
    E eu não tenho meu amado irmão muito tempo para estar postando regularmente , pois trabalho em aréa industrial que toma meu dia inteiro e a noite tenho que ir para o culto, não que isso seja trabalhoso mas tenho que dar prioridade para estar na casa do Senhor, e em certas horas que nem minha vida social e os compromissos com a obra do Senhor levam meu tempo procuro postar, levo semans para deixar certos post prontos.
    então peço que ore por mim e me ajude sempre que puder divulgando, e me dando sujestões que tentarei se possivel atendelas.
    e irmão estou numa campanha de concientização missionária eu mando mensagens SMS para os irmãos com informações do campo missionário e da igreja perseguida se quiser receber tais informações me mande um email para alderi_fernandes@hotmail.com com seu numero de telefone e de pessoas que quiserem receber as necessidades da obra de Deus.
    que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, valeu pela visita e participação no meu blog, em segundo lugar quero te pedir permissão para postar no meu blog essa postagem sobre as vestimentas.No demais aguardo respostas e fica na paz do senhor.

    ResponderExcluir
  4. FALA OS TEXTOS DA BIBLIA QUE PROIBEM E EXPLICAM PORQUE É PECADO O ESMALTE, E PINTURA
    RODRIGO DOS PASSOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando o povo de israel saiu do egito levou consigo varios costumes do egito que Deus foi repelindo aos poucos. e Dizer que tem que ter um versiculo de maneira literal para nós deixarmos de fazer alguma coisa isso é legalismo, eu vivo através de principios e não de regras e atrvés deles digo com toda certeza que todo os tipos de pinturas de mulheres, maquiagem, unhas, cabelos, etc, foram criados pelo egito então dentro do principio de não amar o mundo e de saber que tais coisas são vaidades que muitas vezes até prejudicam a saude, eu rejeito e procuro ensinar minha esposa e aqueles que pedem para rejeitar tambem, no post eu citei alguns versiculos de referência. e que Deus te abençoe e obrigado pelo comentário

      Excluir
    2. MEUS QUERIDOS IRMÃOS,
      FICO FELIZ QUANDO ALGUÉM SE REFERE AOS COSTUMES DOS POVOS PAGÃOS E MOSTRA QUE A BÍBLIA NÃO ESTÁ SUJEITA A NENHUM DELES, POIS, NO LIVRO SAGRADO, DEUS ESTABELECEU O PADRÃO QUE QUER PARA O SEU POVO, INDEPENDENTEMENTE DE CULTURA.
      SALVO ERRO, QUEM RECORRE ÀS CULTURAS DAS ÉPOCAS EM QUE OS LIVROS BÍBLICOS FORAM ESCRITOS, PARA DIZER QUE DETERMINADA ORDEM DIVINA É TEMPORÁRIA, ACABA ASSUMINDO QUE NÃO ACREDITA NA SUFICIÊNCIA DA BÍBLIA, PRECISANDO RECORRER À HISTÓRIA PARA EXPLICÁ-LA.
      UM TEXTO BASTANTE RECORRENTE, USADO POR MUITOS TEÓLOGOS PARA SUBMETER A BÍBLIA AOS COSTUMES LOCAIS, É 1 CORINTIOS 11.
      NO PRIMEIRO ASSUNTO DESSE CAPÍTULO (DE 1 Co 11: 2-16), PODEMOS LER DOIS TERMOS GREGOS PARA “VÉU” (COBERTURA):
      1 - O PRIMEIRO (verso 5) DIZ RESPEITO AO “VÉU LITÚRGICO”, O QUAL, SEGUNDO O QUE ESTÁ ESCRITO, DEVERIA SER USADO SOMENTE NOS CULTOS E ORAÇÕES (A PALAVRA GREGA É κατακαλυπτω).
      2 - O SEGUNDO (verso 15), DIZ RESPEITO AO “VÉU DE COSTUME”, O QUAL, SEGUNDO PAULO, DEVERIA SER SUBSTITUÍDO PELO CABELO CRESCIDO, LIBERTANDO, ASSIM, AS MULHERES CRENTES DO HÁBITO DE COBRIR A CABEÇA EM PUBLICO, OU SEJA, QUANDO ESTIVESSE EM MEIO À SOCIEDADE (A PALAVRA GREGA É περιβολαιον).
      SEGUNDO CONSTA, A EXPRESSÃO GREGA περιβολαιον REPRESENTA UMA “COBERTURA LANÇADA AO REDOR”, “INVÓLUCRO”, “MANTILHA”; ALGO QUE SE REFERE À COBERTURA USADA PELAS MULHERES JUDAICAS NO DIA-A-DIA (UM COSTUME QUE PERDURA ATÉ O DIA DE HOJE, ATÉ MESMO ENTRE AS MULHERES ÁRABES E ALGUMAS RELIGIOSAS CATÓLICAS).
      VEJAMOS QUE A PRÓPRIA SEPTUAGINTA TRAZ A EXPRESSÃO περιβαλλω PARA AS PASSAGENS QUE AS MULHERES E HOMENS JUDEUS COBRIAM SUAS CABEÇAS COM VÉU, COMO, POR EXEMPLO: Gêneses 24:65; 38:14; Êxodos 34:33-34, entre outros.
      NO ENTANTO, QUANDO PAULO DETERMINA QUE AS MULHERES CRENTES USASEM “VÉU” (UMA COBERTURA), A EXPRESSÃO GREGA É κατακαλυπτω, QUE SIGNIFICA “OCULTAR DO ALTO PARA BAIXO” OU “OCULTAR O QUE ESTÁ EMBAIXO”.
      DESSA FORMA, PAULO PARECE ESTAR REALIZANDO DUAS AÇÕES:
      1 - ROMPENDO COM A CULTURA JUDAICA, AO DETERMINAR QUE AS MULHERES CRISTÃS DEIXASSEM DE USAR SOCIALMENTE O “VÉU DE COSTUME” (περιβαλλω), PASSANDO A TER, COMO SINAL SOCIAL, O CABELO CRESCIDO; E
      2 – ESTABELECENDO UMA DOUTRINA PARA OS CULTOS E ORAÇÕES ESPECIFICAMENTE DOS CRISTÃOS.
      NESSA MESMA LINHA, GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO PARA OUTRO DETALHE IMPORTANTE DESSE CAPÍTULO, O QUAL REFORÇA, AINDA MAIS, O FATO DA COBERTURA (NA CABEÇA DA MULHER) SER UM MANDAMENTO PARA TODAS AS COMUNIDADES DE CRENTES EM TODAS AS GERAÇÕES.
      PAULO INICIA O PRIMEIRO ASSUNTO DO CAPÍTULO 11 (A COBERTURA DA CABEÇA DA MULHER), DIZENDO QUE EM TUDO ELE LOUVAVA OS CRISTÃOS DE CORINTO, POIS ELES RETINHAM AS TRADIÇÕES COMO ELE LHAS HAVIA ENSINADO POR ORDEM DO ESPÍRITO SANTO (1 Co 11:2).
      MAS, DE FORMA CONTRARIA, QUANDO ELE INICIA O SEGUNDO ASSUNTO DESSE CAPÍTULO (A SEIA), ELE DIZ QUE NÃO LOUVAVA OS CORINTIOS COM RELAÇÃO ÀS SUAS PRÁTICAS (1 Co 11:17), POIS ELES NÃO ANDAVAM DE ACORDO COM OS ENSINAMENTOS.
      ASSIM SENDO, COMO PAULO NÃO LHES LOUVAVA, NO CASO DA SEIA, JUSTIFICA-SE O FATO DELE USAR 17 VERSÍCULOS PARA MOSTRAR, AOS CORINTIOS, COMO ELA DEVERIA SER PRATICADA.
      NO ENTANTO, COM RELAÇÃO À FORMA COM QUE A MULHER DEVERIA APRESENTAR-SE NOS CULTOS E ORAÇÕES, NÃO HÁ QUALQUER JUSTIFICATIVA PARA ELE USAR 14 VERSOS PARA ENSINAR COMO OS CORINTIOS DEVERIAM PROCEDER, POIS, COMO O PRÓPRIO PAULO DISSE, EM TUDO OS CORINTIOS OBEDECIAM AOS ENSIMENTOS.
      SERIA COMO SE EU ELOGIASSE ALGUÉM POR ME OBEDECER CORRETAMENTE E PASSASSE A ENSINAR A ESSA PESSOA COMO PROCEDER (?).
      POR ISSO, A ÚNICA JUSTIFICATIVA PARA PAULO REPETIR TAIS ENSINAMENTOS ERA O DESEJO DE QUE ISSO FOSSE UMA DOUTRINA A SER TRANSMITIDA PARA TODAS AS COMUNIDADES CRISTÃS DE TODAS AS ÉPOCAS E GERAÇÕES.
      ALÍAS, É EXATAMENTE ISSO QUE PAULO MOSTRA QUANDO DIZ NO PRENÚNCIO DA CARTA, O ENDEREÇO DA CARTA: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que EM TODO LUGAR invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1 Coríntios 1:2).
      DEUS VOS ABENÇOE!!!

      Excluir
    3. A BÍBLIA PARECE FAZER REFERÊNCIA À MAQUIAGEM COMO ALGO PRATICADO POR POVOS PAGÃOS, TENDO UM EXEMPLO CLÁSSICO EM 2 Reis 9:30:
      "Jeú voltou para Jezabel, Sabendo disso Jezabel, pintou os olhos, adornou a cabeça e se pôs janela". (2 Reis 9,30) Bíblia de Jerusalém.
      ALGUNS HISTORIADORES DIZEM QUE JEZABEL TINHA ORIGEM FENÍCIA, TENDO CHEGADO A ISRAEL ATRAVÉS DE UM CASAMENTO ILÍCITO COM O REI ACABE, UMA VEZ QUE, SEGUNDO A LEI MOSAICA, A UNIÃO MATRIMONIAL COM ESTRANGEIRAS ERA PROIBIDA AOS JUDEUS.
      POR ESSA RAZÃO, É POSSÍVEL QUE O USO DE COSMÉTICOS TENHA SIDO TRAZIDO PARA O MEIO DO POVO JUDEU POR INTERMÉDIO DESSA RAINHA PAGÃ, QUE MUITO CAUSOU TRISTEZA AO DEUS DE ISRAEL.

      Excluir
    4. OUTRA PASSAGEM QUE PARECE INDICAR QUE O SENHOR DEUS DESAPROVA O USO DE MAQUIAGEM, RELACIONADO TAL COSTUME COM PAGANISMO E PROSTITUIÇÃO ESTÁ NO LIVRO DE JEREMIAS:
      "Agora, pois, que farás, ó assolada? Ainda que te vistas de carmesim, ainda que te adornes com enfeites de ouro, ainda que te pintes em volta dos teus olhos, debalde te farias bela; os amantes te desprezam, e procuram tirar-te a vida" (Jeremias 4:30).
      AO LER O CAPÍTULO 3 DO LIVRO DE JEREMIAS, PERCEBE-SE CLARAMENTE QUE DEUS ESTÁ REPREENDENDO O SEU POVO POR CAUSA DOS MAIS HÁBITOS QUE ELES ADQUIRIRAM DE OUTROS POVOS PAGÃOS, USANDO O TERMO PROSTITUIÇÃO.
      POR ISSO, COMO HÁ HARMONIA ENTRE TODOS OS TEXTOS BÍBLICOS, NÃO HAVENDO QUALQUER CONTRADIÇÃO NA PALAVRA DE DEUS, PODEMOS INFERIR QUE, QUANDO O ESPÍRITO SANTO CITA OS PADRÕES BÍBLICOS DE CONDUTA PARA AS MULHERES CRISTÃS NO NOVO TESTAMENTO, TAIS CONDUTAS ESTÃO EM CONSONÂNCIA COM OS ENSINOS DO VELHO TESTAMENTO.
      DEUS VOS ABENÇOE!!!

      Excluir
    5. Em relação ao uso de esmaltes, era um costume muito antigo e sinceramente acredito que não comporte em si nenhum pecado. Nós, quando procuramos interpretar a Bíblia, não podemos nos apegar a detalhes culturais, que mudam com o tempo. Normas de comportamento mudam muito e procurar âncoras e textos escritos há mais de 2000 anos é muito complexo. Certas coisas podiam ser consideradas impensadas em certa época e hoje em dia se tornaram normais. A Bíblia não vai contra essa lógica. O que ela faz é dar regras básicas que convidam sobretudo à moderação e sublinham a importância da interioridade da pessoa e não daquilo que se vê por fora. Nesse sentido, é importantíssimo ler com atenção o texto de 1Timótelo 2,9-10:

      “Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia; nem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso; mas que se ornem, ao contrário, com boas obras, como convém a mulheres que se professam piedosas.”

      Excluir
  5. Alderi bom dia, primeiro quero dizer que respeito sua visão, porém não compactuou com alguns pontos, vou fazer algumas perguntas para refletirmos.
    Porque pintar a unha, cabelo e usar maquiagem, segundos registros foram criados pelo Egito é pecado? Se isso fosse criado pelo povo de Deus seria pecado ou não? Não tem como afirmarmos isso meu querido!
    Outra coisa, Igrejas em seu regimento interno proíbem estas coisas, mas, mas, adoram hinos em seus templos de pessoas que não compactuam com esta visão, vou te dar um exemplo: nunca fui a uma Igreja que não utilize os hinos da nossa irmã Ludmila Feber, olha a forma que ela se comporta com relação as afirmações acima.
    Isso é discussão a séculos de teólogos muita mais gabaritados do que eu, mas não acho que só porque os registro que esses uso saíram do Egito é pecado, lembre-se, no Egito todos eram criaturas de Deus, para mim, isso é o lado feminino brotando como companheira do homem e não escrava, que até o dia de hoje muitos "crentes" tratam suas esposas como escravas, elas não tem a sua liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja dei sua resposta acima!! e no caso das irmãs estarem progredindo como vc afirma, eu digo com toda certeza a igreja destina-se ao caos!!! a biblia é clara em afirmar que nos ultimos dias o amor de muitos esfriarão, e a palavra amor ali pra quem estuda o grego, é agape que inclui o amor a Deus sua lei, e a tudo que rege a Deus. e agradeço

      Excluir
  6. Uma benção Diacono Alderi. Vou responder ao Anônimo o questionamento. Pra quem é espiritual e tem o Espírito de Deus, basta ler este versículo- In verbis - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" (Romanos 1 : 20). A vontade de Deus se entendem pelas coisa criadas... ORIGINAIS...COMO DEUS FEZ. ELE SÓ ACRESCENTOU AS VESTES POR CAUSA DO FRIO E DO PECADO...DO PUDOR. SE FOSSE PARA USAR BRINCO DEUS TERIA FEITO UM BURACO OU FURO NAS ORELHA DE ADÃO E EVA; SE FOSSE PARA USAR PINTURA NA UNHAS DEUS NÃO TERIA CRIADO O ESMALTE NATURAL QUE EXISTEM NAS UNHAS; SE FOSSE PARA PINTAR OS CABELOS – UMA MENTIRA- NOSSOS CABELOS NUNCA FICARIAM BRANCOS; FOSSE PARA ANDAR COM ESSA CALCAS CURTAS E COLADAS, LA NO CEU OS HABITANTE NÃO USARIAM VESTIDOS LONGOS – ACHO QUE O PESSOAL DA TERRA EH MAIS INTELIGENTE QUE DEUS KI. KI KI KI, MAS USARIA CALÇAS, SHORTINHOS, MINI SAIAS E ESSAS IMUNDICES QUE MUITAS IGREJA DESVIADAS E AMIGOS do diabo e do mundo usam hoje. Tudo coisa do capeta e do homem e das mulher rebeldes aos princípios de Deus. PERGUNTO PRO CRENTES LIBERAIS, AMIGOS DO MUNDO...POR QUE ANTES ERA INDECENTE E ERRADO E HOJE NAO EH MAIS? HEIN?.
    Resumo..quem eh de Deus não precisa perguntar se esta escrito de forma clara, basta ler O PRINCIPIO. SABENDO QUE A BÍBLIA NÃO FOI ESCRITA PARA SATISFAZER O HOMEM, MAS PARA REVELAR DEUS AO PECADOR E A SUA VONTADE..QUEM TEM JUÍZO OBEDECE.
    BASTA ver o PRINCIPIO DA MORALIDADE E DA NATURALIDADE ESTABELECIDOS POR DEUS E PRONTO. NÃO EH PRA DISCUTIR OU QUESTIONAR...MAS OBEDECER. OU EH OU NÃO EH. SIM SIM, NÃO NÃO E PONTO FINAL. OU EH CRENTE DESCENTE OU CRENTE DO CAPETA QUE QUER MOSTRAR TUDO DO CORPO DAS filhas do diabo, pois uma crista verdadeira não mostra nada dos contornos do corpo para os machos na rua e nos templos. Leiam esse estudo no meu blog clicando no link a seguir http://pastornonatoramos.blogspot.com.br/2015/06/mulher-dita-crista-como-voce-se-veste.html
    POSTAREI MAIS A RESPEITO DO TEMA.
    MEDITEM EM CLAMAS EM ALTA VOZ E NÃO TE DETENHAS; LEVANTA A VOZ COM A TROMBETA; ANUNCIA A JACÓ O SEU PECADO E À CASA DE ISRAEL A SUA TRANSGRESSÃO. Isaías 58.1 .
    POR JESUS, PASTOR NONATO RAMOS

    ResponderExcluir
  7. MEUS QUERIDOS IRMÃOS,
    FICO FELIZ QUANDO ALGUÉM SE REFERE AOS COSTUMES DOS POVOS PAGÃOS E MOSTRA QUE A BÍBLIA NÃO ESTÁ SUJEITA A NENHUM DELES, POIS, NO LIVRO SAGRADO, DEUS ESTABELECEU O PADRÃO QUE QUER PARA O SEU POVO, INDEPENDENTEMENTE DE CULTURA.
    SALVO ERRO, QUEM RECORRE ÀS CULTURAS DAS ÉPOCAS EM QUE OS LIVROS BÍBLICOS FORAM ESCRITOS, PARA DIZER QUE DETERMINADA ORDEM DIVINA É TEMPORÁRIA, ACABA ASSUMINDO QUE NÃO ACREDITA NA SUFICIÊNCIA DA BÍBLIA, PRECISANDO RECORRER À HISTÓRIA PARA EXPLICÁ-LA.
    UM TEXTO BASTANTE RECORRENTE, USADO POR MUITOS TEÓLOGOS PARA SUBMETER A BÍBLIA AOS COSTUMES LOCAIS, É 1 CORINTIOS 11.
    NO PRIMEIRO ASSUNTO DESSE CAPÍTULO (DE 1 Co 11: 2-16), PODEMOS LER DOIS TERMOS GREGOS PARA “VÉU” (COBERTURA):
    1 - O PRIMEIRO (verso 5) DIZ RESPEITO AO “VÉU LITÚRGICO”, O QUAL, SEGUNDO O QUE ESTÁ ESCRITO, DEVERIA SER USADO SOMENTE NOS CULTOS E ORAÇÕES (A PALAVRA GREGA É κατακαλυπτω).
    2 - O SEGUNDO (verso 15), DIZ RESPEITO AO “VÉU DE COSTUME”, O QUAL, SEGUNDO PAULO, DEVERIA SER SUBSTITUÍDO PELO CABELO CRESCIDO, LIBERTANDO, ASSIM, AS MULHERES CRENTES DO HÁBITO DE COBRIR A CABEÇA EM PUBLICO, OU SEJA, QUANDO ESTIVESSE EM MEIO À SOCIEDADE (A PALAVRA GREGA É περιβολαιον).
    SEGUNDO CONSTA, A EXPRESSÃO GREGA περιβολαιον REPRESENTA UMA “COBERTURA LANÇADA AO REDOR”, “INVÓLUCRO”, “MANTILHA”; ALGO QUE SE REFERE À COBERTURA USADA PELAS MULHERES JUDAICAS NO DIA-A-DIA (UM COSTUME QUE PERDURA ATÉ O DIA DE HOJE, ATÉ MESMO ENTRE AS MULHERES ÁRABES E ALGUMAS RELIGIOSAS CATÓLICAS).
    VEJAMOS QUE A PRÓPRIA SEPTUAGINTA TRAZ A EXPRESSÃO περιβαλλω PARA AS PASSAGENS QUE AS MULHERES E HOMENS JUDEUS COBRIAM SUAS CABEÇAS COM VÉU, COMO, POR EXEMPLO: Gêneses 24:65; 38:14; Êxodos 34:33-34, entre outros.
    NO ENTANTO, QUANDO PAULO DETERMINA QUE AS MULHERES CRENTES USASEM “VÉU” (UMA COBERTURA), A EXPRESSÃO GREGA É κατακαλυπτω, QUE SIGNIFICA “OCULTAR DO ALTO PARA BAIXO” OU “OCULTAR O QUE ESTÁ EMBAIXO”.
    DESSA FORMA, PAULO PARECE ESTAR REALIZANDO DUAS AÇÕES:
    1 - ROMPENDO COM A CULTURA JUDAICA, AO DETERMINAR QUE AS MULHERES CRISTÃS DEIXASSEM DE USAR SOCIALMENTE O “VÉU DE COSTUME” (περιβαλλω), PASSANDO A TER, COMO SINAL SOCIAL, O CABELO CRESCIDO; E
    2 – ESTABELECENDO UMA DOUTRINA PARA OS CULTOS E ORAÇÕES ESPECIFICAMENTE DOS CRISTÃOS.
    NESSA MESMA LINHA, GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO PARA OUTRO DETALHE IMPORTANTE DESSE CAPÍTULO, O QUAL REFORÇA, AINDA MAIS, O FATO DA COBERTURA (NA CABEÇA DA MULHER) SER UM MANDAMENTO PARA TODAS AS COMUNIDADES DE CRENTES EM TODAS AS GERAÇÕES.
    PAULO INICIA O PRIMEIRO ASSUNTO DO CAPÍTULO 11 (A COBERTURA DA CABEÇA DA MULHER), DIZENDO QUE EM TUDO ELE LOUVAVA OS CRISTÃOS DE CORINTO, POIS ELES RETINHAM AS TRADIÇÕES COMO ELE LHAS HAVIA ENSINADO POR ORDEM DO ESPÍRITO SANTO (1 Co 11:2).
    MAS, DE FORMA CONTRARIA, QUANDO ELE INICIA O SEGUNDO ASSUNTO DESSE CAPÍTULO (A SEIA), ELE DIZ QUE NÃO LOUVAVA OS CORINTIOS COM RELAÇÃO ÀS SUAS PRÁTICAS (1 Co 11:17), POIS ELES NÃO ANDAVAM DE ACORDO COM OS ENSINAMENTOS.
    ASSIM SENDO, COMO PAULO NÃO LHES LOUVAVA, NO CASO DA SEIA, JUSTIFICA-SE O FATO DELE USAR 17 VERSÍCULOS PARA MOSTRAR, AOS CORINTIOS, COMO ELA DEVERIA SER PRATICADA.
    NO ENTANTO, COM RELAÇÃO À FORMA COM QUE A MULHER DEVERIA APRESENTAR-SE NOS CULTOS E ORAÇÕES, NÃO HÁ QUALQUER JUSTIFICATIVA PARA ELE USAR 14 VERSOS PARA ENSINAR COMO OS CORINTIOS DEVERIAM PROCEDER, POIS, COMO O PRÓPRIO PAULO DISSE, EM TUDO OS CORINTIOS OBEDECIAM AOS ENSIMENTOS.
    SERIA COMO SE EU ELOGIASSE ALGUÉM POR ME OBEDECER CORRETAMENTE E PASSASSE A ENSINAR A ESSA PESSOA COMO PROCEDER (?).
    POR ISSO, A ÚNICA JUSTIFICATIVA PARA PAULO REPETIR TAIS ENSINAMENTOS ERA O DESEJO DE QUE ISSO FOSSE UMA DOUTRINA A SER TRANSMITIDA PARA TODAS AS COMUNIDADES CRISTÃS DE TODAS AS ÉPOCAS E GERAÇÕES.
    ALÍAS, É EXATAMENTE ISSO QUE PAULO MOSTRA QUANDO DIZ NO PRENÚNCIO DA CARTA, O ENDEREÇO DA CARTA: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que EM TODO LUGAR invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1 Coríntios 1:2).
    DEUS VOS ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  8. Só tenho uma coisa a fazer pelo amado irmão.
    Pedi ao eterno que continue lhe usando como uma ferramenta afiada na obra do nosso Deus e pai
    Forte abraço

    ResponderExcluir

deixe sua opnião, criticas e conselhos todos são bem vindos